Filme: A céu aberto, entrevistas. Le Courtil, a invenção no dia a dia. Seguido de debate: uma possibilidade de intervenção em casos de autismo e psicose na infância.
Duração: 01/12/2016 a 01/12/2016
Inscrições: de 03 de novembro de 2016 a 25 de novembro de 2016
Le Courtil é uma instituição belga, que se ocupa de crianças e adolescentes em grande sofrimento psíquico e conduz sua prática sob a orientação psicanalítica lacaniana. A perspectiva de trabalho é a de que cada criança é considerada como um enigma. Os interventores buscam compreender a singularidade de cada criança para ajudá-la a inventar sua própria solução e viver apaziguada.
O filme e o livro de mesmo nome, A céu aberto, de Mariana Otero, permitem conhecer o percurso de algumas crianças no dia a dia da instituição, bem como dar voz aos fundadores deste lugar que existe há 30 anos.
A proposta é a de, a partir de nossa experiência de estágio em Le Courtil, do trabalho ao longo de 10 anos com crianças autistas e psicóticas no Lugar de Vida/SP e no consultório, apresentar parte do filme, articulando cenas com o conteúdo do livro, de modo a promover um debate.
Coordenação:
Camille Gavioli - Psicanalista. Mestre em Educação e Psicologia pela FEUSP. Especialização na Pré-Escola Terapêutica Lugar de Vida – USP. Psicóloga nos Centros de Excelência em Especialidades Pediátricas no Hospital Sabará.
Monica Nezan - Psicanalista. Master Profissional em Psicologia e Psicopatologia na Universidade Paris V – Sorbone. Especialização na Pré-Escola Terapêutica Lugar de Vida – USP. Formação no Departamento de Psicanálise do Inst. Sedes Sapientiae.
EVENTO:
Data: Quinta-feira, 01 de dezembro de 2016.
Horário: 18h30 às 21h30
Local: Lugar de Vida, R. Miragaia n. 174, Butantã.
Valor: R$ 80,00 para profissionais (R$ 60,00 para estudantes).
Inscrições: realizar o depósito (Banco do Brasil, agência 3559-9, conta corrente 14827-X) e enviar o comprovante para:
[email protected]
OBS: evento sujeito ao número de inscritos