Clínica das Compulsões: a dinâmica da impulsividade e o consumos abusivos

04/03/17
access_time N / D
location_on São Paulo-SP

Descrição do Evento

Clínica das Compulsões: a dinâmica da impulsividade e o consumos abusivos.
Este curso teórico-prático tem como objetivo capacitar profissionais, construindo uma proposta de intervenção para o tratamento das diferentes demandas compulsivas na atualidade, tais como abuso de álcool e drogas, compulsão alimentar, vigorexia, ortorexia e outras compulsões.
A partir de diferentes perspectivas teórico-clínicas, busca-se compreender estas ¨paixões tóxicas¨, considerando as falhas no desenvolvimento psicossexual, nas defesas caracteriológicas e na constituição do sujeito. Tomaremos a compulsividade e a impulsividade pelo enfoque narcísico, discutindo comportamentos, atitudes e relações sociais, a partir deste tipo de organização de personalidade.
E em função de sua presença cada vez maior na atualidade e de sua complexidade, o corpo e a autoimagem corporal também serão abordados ao longo do curso. Por meio de uma experiência de trabalho psi-corporal, serão propostas técnicas para o manejo destas questões.
Através de discussões teóricas, conhecimento das especificidades da clínica, técnicas de intervenção, exercícios, supervisão e trocas em grupo será possível construir relações entre a teoria e a prática terapêutica.
5 módulos teórico-vivenciais (podem ser feitos independentes):

Modulo I – Bases reichianas e bioenergeticas da compulsão e da impulsividade – DATA: 4 e 5 de Março
– Neste módulo será introduzido a questão compulsiva, sua fenomenologia, a visão sócio-histórica e perspectivas teórico-clínicas que são base da proposta deste curso. Bem como, as contribuições de Wilhelm Reich e Alexander Lowen para a compreensão da compulsividade e impulsividade como uma questão narcísica.

Modulo II – Narcisismo, consumismo e as diferentes compulsões – DATA: 1 e 2 de Abril
– Neste módulo traremos a contribuição das escolas psicanalíticas para o entendimento da questão narcísica, sua relação com o consumo e a sua construção sócio-cultural. Abordaremos as dificuldades obsessivo-compulsivas, entre elas: compulsão por exercício físico, jogos, sexo, limpeza, compras, tecnologia e outras.

Modulo III – A clinica do abuso de alcool e drogas – DATA: 6 e 7 de Maio
– Neste módulo será abordado com especificidade a clínica do abuso de álcool e drogas seu manejo clínico e possibilidades de intervenção.

Modulo IV – A clinica da compulsões alimentares – DATA: 3 e 4 de Junho
– Neste módulo abordaremos as dificuldades alimentares como anorexia, bulimia, compulsão alimentar, ortorexia, transtornos restritivos seu manejo clínico e possibilidade de intervenção.

Modulo V – Comportamentos compulsivos e seus deslocamentos – DATA: 1 e 2 de Julho
– No módulo que finaliza o curso será abordado a dinâmica terapêutica, a visão do que seria um comportamento compulsivo e seus desdobramentos. Os deslocamentos de compulsões sendo eles eficientes ou deficientes poderão ser entendidos dentro do processo clínico.

Sábado das 9 às 18 e domingo das 9 às 13hrs

Público Alvo: Psicólogos, terapeutas e outros profissionais da saúde que atuem na área das compulsões ou que nela desejem ingressar.

Coordenação: Leia Cardenuto
Professores: Lisete Barlach, Mara Ceroni e Priscilla Leitner

Informações

  • Data: de 04/03/2017 a 02/07/2017
    Este evento já aconteceu. Que pena!
    Você pode descobrir mais informações sobre as próximas edições enviando uma mensagem para o organizador.
  • Local: São Paulo, SP
  • Endereço: Rua Aspicuelta, 592 Vila Madalena
  • Responsável: IABSP
  • Telefone: (11) 3032-3445
  • Site: Clique aqui para acessar

Receba novidades e promoções ;)

AjudaNão encontrou o que procurava?