28/04/18
location_on São Paulo-SP
Descrição do Evento
Módulo 1 - Neurodesenvolvimento Infantil 1
Carga Horária: 10h | Professor: Dr. Rubens Wajnsztejn
Conteúdo Programático:
1- Desenvolvimento Neurológico Normal
2- Atenção, Memória e Aprendizagem
3- Transtornos de Linguagem e Aprendizagem
4- Déficits cognitivos globais (DI e Autismo)
5- Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
6- Transtornos Motores
7- Inclusão de alunos com dificuldades escolares e deficiências
8- Tratamento medicamentoso e comorbidades
Bibliografia:
CLASSIFICAÇÃO DE TRANSTORNOS MENTAIS E DE COMPORTAMENTO DA CID 10 – Artes Médicas, 1993.
DIAMENT, A.& CYPEL S. – Neurologia Infantil Lefevre, 2ª edição, Livraria Atheneu R.J. – S.P, 1989.
FICHTNER, N. – Transtornos Mentais da Infância e da Adolescência – 1ª Edição Artes Médicas – Porto Alegre, 1997.
MACHADO, A. – Neuroanatomia Funcional Ed. Guanabara, S. A., 1996
MANUAL DIAGNÓSTICO E ESTATÍSTICO DE TRANSTORNOS MENTAIS DSM 5 – Artes Médicas 2014.
ROTTA, N. – Transtornos de Aprendizagem – 1ª Edição, Artes Médicas, Porto Alegre, 2006.
WAJNSTEJN, R. & CATURANI, A.B. – Dificuldades Escolares: um desafio superável – Editora Pampidéia, São Paulo, 2017.
Módulo 2 – Neurodesenvolvimento Infantil 2
Carga Horária: 10h | Professor: Dr. Rubens Wajnsztejn
Conteúdo Programático:
1- Desenvolvimento Neurológico Normal
2- Atenção, Memória e Aprendizagem
3- Transtornos de Linguagem e Aprendizagem
4- Déficits cognitivos globais (DI e Autismo)
5- Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
6- Transtornos Motores
7- Inclusão de alunos com dificuldades escolares e deficiências
8- Tratamento medicamentoso e comorbidades
Bibliografia:
CLASSIFICAÇÃO DE TRANSTORNOS MENTAIS E DE COMPORTAMENTO DA CID 10 – Artes Médicas, 1993.
DIAMENT, A.& CYPEL S. – Neurologia Infantil Lefevre, 2ª edição, Livraria Atheneu R.J. – S.P, 1989.
FICHTNER, N. – Transtornos Mentais da Infância e da Adolescência – 1ª Edição Artes Médicas – Porto Alegre, 1997.
MACHADO, A. – Neuroanatomia Funcional Ed. Guanabara, S. A., 1996
MANUAL DIAGNÓSTICO E ESTATÍSTICO DE TRANSTORNOS MENTAIS DSM 5 – Artes Médicas 2014.
ROTTA, N. – Transtornos de Aprendizagem – 1ª Edição, Artes Médicas, Porto Alegre, 2006.
WAJNSTEJN, R. & CATURANI, A.B. – Dificuldades Escolares: um desafio superável – Editora Pampidéia, São Paulo, 2017.
Módulo 3 – Funções Executivas
Carga Horária: 10h | Professora: Fabiola Dobrillovich
a) Compreender o processo das habilidades associadas às funções executivas frias e quentes auxiliando o mediador em resultados significativos no desenvolvimento e no desempenho escolar. Assimilar as áreas do Sistema Nervoso Central relacionadas à aprendizagem. Métodos de Intervenção. Dinâmicas. Análise de vídeos científicos. Atividades Práticas e testes padronizados para avaliar e auxiliar no desenvolvimento das 5 habilidades das funções executivas.
Módulo 4 - Autismo
Carga Horária: 10h | Professora: Daniela Tsubota
a) Introdução ao Conceito de Autismo e Diagnóstico;
b) Neurobiologia do Autismo: Modelos Neurológicos.
Módulo 5 – Psicomotricidade
Carga Horária: 10h | Professora: Pamela Spanholeto
a) Significado; História; Evolução histórica da noção de corpo; Aparecimento das noções contemporâneas; Matriz teórica; Filogênese; Evolução neuroanatômica e fisiológica; Movimento; Controle das funções motoras e do comportamento; Organização Psicomotora; Fases do Desenvolvimento Motor; Crescimento x Desenvolvimento; Plasticidade Neural; Desenvolvimento Neurológico x Desenvolvimento Psicomotor; Desenvolvimento Neuropsicomotor; Esquema Corporal; Função Tônica; Tonicidade; Desenvolvimento Postural; Lateralização; Orientação Espacial; Orientação Temporal; Praxias; Dispraxias; Coordenação Motora; Transtornos Psicomotores.
Módulo 6 – Transtornos de Aprendizagem
Carga Horária: 10h | Professora: Rita Thompson
a) Aguardando o conteúdo da professora.
Módulo 7 - Linguagem
Carga Horária: 10h | Professora: Maria Paula Rapahel
Desenvolvimento da linguagem. Alterações da linguagem (fonação; articulação da palavra; gagueira; taquilalia; dislalia; disfasias). Transtornos da Comunicação (Linguagem Expressiva e Linguagem Receptivo Expressiva). Implicações no processo de aprendizagem.
Informações