II CONFERÊNCIA DE PSICOLOGIA HISTÓRICO CULTURAL

11/11/20
access_time N / D
location_on Online

Descrição do Evento

II CONFERÊNCIA DE PSICOLOGIAHISTÓRICO CULTURAL: CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE "Conhecimento científico e tecnológico para uma sociedade democrática e cidadã"

A II Conferência dePsicologia Histórico Cultural, a ser realizada em um momentopandêmico, relembra a importância das Obras Escogidas de LevVygotsky, um dos maiores psicólogos do século XX, que nos contemplam com a
abordagem da Psicologia Histórico-Cultural. Cabe destacar a relevância de seusachados para as diferentes atividades humanas de produção do conhecimento científico e tecnológico, influenciando diretamente em áreas como educação, saúde, trabalho e vida social. A ampla fundamentação teórica e metodológica de Vygotsky é atualmente um referencial para avançar na compreensão do conceito de subjetividade, bem como na Teoria da Atividade, da qual o campo CTS necessita como aporte para o desenvolvimento de suas pesquisas. A importância desse autor e seus construtos teóricos, metodológicos, filosóficos e epistemológicos em diferentes disciplinas do saber traz ao campo CTS uma grande contribuição nos estudos e pesquisas que envolvem a subjetividade como definição ontológica.A II Conferência contará com apresença de eminentes pesquisadores internacionais tanto do campo do
desenvolvimento humano como do campo da Ciência Tecnologia e Sociedade. A democracia e cidadania sãoconquistas recentes em nossa realidade histórico-cultural e demandam a necessidade de seu fortalecimento de redes de colaboração e aprendizagem coletiva, para a ampliação do debate cientifico. O compromisso democrático está na raiz do campo dos Estudos Ciência Tecnologia e Sociedade (ECTS), compreendendo a necessidade de intensificar relações dialógicas e transformadoras entre o desenvolvimento tecnocientífico e as demandas sociais, culturais e educacionais. A participação da TeoriaHistórico-Cultural desenvolvida por Lev Vigotski e sua relação com a Ciência,
Tecnologia e a Sociedade contribuem para a construção de um conhecimento profundo sobre as relações intersubjetivas que se dão nos espaços formativos da educação humana. Desse modo, é preciso problematizar a participação efetiva dos atores sociais envolvidos na produção e reprodução do saber e fazer no contexto da pandemia. Assim, a pluralidade de uma teoria crítica da sociedade moderna deve enfatizar o impacto dos aspectos contextuais históricos e culturais da tecnologia sobre os seus saberes. A tecnologia não é apenas o controle racional da natureza, mas o seu desenvolvimento e utilização do que se constitui como sabedoria e conhecimento social. Nesse sentido devemos incorporar a interdisciplinaridade das novas ciências às reformulações teóricas, a fim de construir uma ampla rede de relações de aprendizagens colaborativas que possam ser efetivas na construção de uma sociedade mais democrática e justa. Por isso, nosso tema é “conhecimento científico e tecnológico para uma sociedadedemocrática e cidadã”. A Conferência reunirá cerca de 30 0pessoas em cada um dos três dias do evento, envolvendo desde o grupo estruturante e mais 600 alunos dos cursos pós-graduação, professores e orientadores, que participação direta e indiretamente na construção deste projeto. Contemplamos a base institucional da interdisciplinaridade na análise
dos trabalhos de pesquisas que serão submetidos, bem como nas mesas redondas e conferências

As áreas temáticas relacionadas ao tema central: “conhecimento científico etecnológico para uma sociedade democrática e cidadã” envolvem:
1 . Educação, tecnologia e trabalho;
2.   Ciência e tecnologia e a educação;
3.    Perspectivas educacionais;
4.    Cidade, cultura e formação humana;
5.    Cultura, educação e arte;
6.    Mediações e tecnologias;
7.    Saúde e bem-estar social.

ATENÇÃO O PRAZO FINAL DE SUBMISSÃOFOI PRORROGADO (10/10/2020)

O evento visa abrir novas perspectivas para compreender a prática da pesquisa e intervenção fundamentadas na Teoria Histórico-Cultural em Vygotsky sua relação com o campo CTS (Campo das Ciências, Tecnologia e Sociedade). Do mesmo modo, as contribuições da Epistemologia da Subjetividade de González Rey podem permear as categorias estruturantes desta conferência. Além disso, o evento promove visibilidade internacional às pesquisas realizadas no Brasil e agrega valor aos resultados das pesquisas de Mestrado e Doutorado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade da UTFPR, para a continuidade do processo de desenvolvimento científico e da formação de uma rede colaborativa de pesquisadores internacionais.

Informações

  • Data: de 11 a 13 de novembro de 2020
    Este evento já aconteceu. Que pena!
    Você pode descobrir mais informações sobre as próximas edições enviando uma mensagem para o organizador.
  • Local: Online
  • Responsável: Dra. Maria Sara de Lima Dias - Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Site: Clique aqui para acessar

Receba novidades e promoções ;)

Criar
evento
Ajuda