9º Curso: Laudo Neuropsicológico Passo a Passo Todos os neuropsicólogos e psicólogos precisam saber redigir laudos baseados em dados de evidências clínicas coletadas na avaliação neuropsicológica. Este curso fornece orientação detalhada para a elaboração de laudos neuropsicológicos. Da mesma forma, revisa os elementos fundamentais de um Laudo clínico Neuropsicológico e mostra como adaptar os achados, conclusões e recomendações de uma Avaliação Neuropsicológica. Além das considerações gerais relativas à redação de Laudos neuropsicológicos, foi dada especial ênfase às considerações éticas e profissionais. Estão incluídos os códigos de ética que fazem parte do CFP. Também é incluído um caso prático que possa refletir sobre os aspectos teóricos da redação de um Laudo Neuropsicológico e conhecer em primeira mão a complexidade e a riqueza que a prática diária proporciona.
Público alvo:Psicólogos e Estudantes de Psicologia.
Objetivo:Preparar os alunos sobre a elaboração de laudos neuropsicológicos através de conteúdos teóricos práticos. Ensinar o aluno na realização de um laudo neuropsicológico de forma prática, conforme as resoluções do Conselho Federal de Psicologia (CFP) em vigor de qualidade.
Conteúdo:- Principais resoluções do CFP para Elaboração de Documentos Psicológicos e Neuropsicológicos;
- Base teórica e Ética na construção de Laudos Neuropsicológicos;
- O que é um Laudo Neuropsicológico? Qual é a finalidade de um Laudo Neuropsicológico;
- Qual a forma ideal de um Laudo Neuropsicológico? Qual seu tamanho adequado?;
- Quais as etapas na construção de um Laudo Neuropsicológico;
- Como fazer o Raciocínio Clínico adequado na elaboração de um Laudo neuropsicológico;
- Como conduzir uma escrita adequada de um laudo e compreensível ao destinatário;
- Analisar as diferenças de informações mais e menos adequadas em um Laudo Neuropsicológico, verificar os principais erros que podem ser cometidos ( o que não escrever);
- Como escrever os dados quantitativos e qualitativos, assim como a colocação de tabelas e gráficos;
- Sobre a Conclusão e Hipótese Diagnostica, como fazer;
- Como realizar os encaminhamentos, orientação terapêutica após o item conclusão;
- Você receberá um Modelo de Laudo Psicológico de Avaliação Neuropsicológica, em Word editável, com as principais referências utilizadas em um laudo, para que você possa trocar os dados pelos seus e emitir o documento de acordo com as Resoluções atuais do CFP;
- Materiais adicionais que serão enviados por e-mail, após o curso.
Data e horário do curso:31/01/2024 - Quarta-feira das 19h às 21h30 - Transmissão ao vivo
Carga Horária do Curso: 3 h/aulaAlém da carga horária ao vivo, material complementar para leitura, orientações.
Professores coordenadores:Dra. Regina M. Lopes (coordenação): CRP 07/10910 - Psicóloga, Neuropsicóloga, Pós-Doutorado em Psicologia Clínica (PUCRS), Doutorado Psicologia Clínica (PUCRS), Mestre em Psicologia Clínica (PUCRS), Especialista em Avaliação Psicológica (UFRGS), Especialização em Neuropsicologia, Especialização em terapia Cognitivo Comportamental, Especialista em Reabilitação Neuropsicológica. Coordenadora, Supervisora e Professora dos cursos de Extensão e Especialização do Núcleo Médico Psicológico dos cursos de Extensão e Especialização do Núcleo Médico Psicológico (RS). Coautora dos livros em forma de caixinha:Coautora dos livros em forma de caixinha: Pensar Emagrece, Terapia de Bolso, Psicologia Positiva, Seleção RH, Seleção por competências, Anti Ansiedade, Eu na Escola, Exercícios de Memória, Inteligência Emocional, Mediação de Conflitos, Terapia Infantil, Meus pais se separaram e agora, Caixinha da Felicidade; Tipo Assim, Não me toque, Saúde Mental, TDAH e Classifique os bichos. Dos capítulos intitulados: “Treinamento cognitivo em idosos”, no livro “Envelhecimento e saúde mental (Edipucrs, 2016); “Funções Executivas: A Regência de uma Orquestra” no livro “Ciclo Vital- Perspectivas contemporâneas em avaliação e intervenção” ( Edipucrs, 2015). Organizadora e coautora dos Livros: Reabilitação neuropsicológica: Avaliação e intervenção de crianças e adolescentes e : Reabilitação neuropsicológica: Avaliação e intervenção de adultos e idosos ( Editora Artesã, 2020); Como lidar com TOC ( Hogrefe, 2020). Avaliação Psicológica Psicossocial (Artesã, 2021). Baralho Autismo (Editora Artesã, 2022).
Me. Roberta Fernandes Lopes do Nascimento, Psicóloga (PUCRS), CRP 07/12399, Mestre em Psicologia (PUCRS), Especialização em Avaliação Psicológica e Psicodiagnóstico, Especialização em Psicologia Jurídica, Especialista em Psicologia do Trânsito, Consultora Organizacional e de Carreira, Diretora do Núcleo Médico Psicológico. Coordenadora, Supervisora e Professora dos cursos de Extensão e Especialização do Núcleo Médico Psicológico dos cursos de Extensão e Especialização do Núcleo Médico Psicológico (RS). Coautora dos livros: Pensar Emagrece, Terapia de Bolso, Psicologia Positiva, Seleção RH, Seleção por competências, Anti Ansiedade, Eu na Escola, Exercícios de Memória, Inteligência Emocional, Mediação de Conflitos, Terapia Infantil, Meus pais se separaram e agora, Caixinha da Felicidade, Tipo Assim, Não me toque, Saúde Mental, TDAH e Classifique os bichos. Dos capítulos intitulados:“Funções Executivas: A Regência de uma Orquestra” no livro “Ciclo Vital- Perspectivas contemporâneas em avaliação e intervenção” ( Edipucrs, 2015). Organizadora e coautora dos Livros: Reabilitação neuropsicológica: Avaliação e intervenção de crianças e adolescentes, Reabilitação neuropsicológica: Avaliação e intervenção de adultos e idosos (Editora Artesã, 2020); Como lidar com TOC (Hogrefe, 2020); Avaliação Psicológica Psicossocial (Artesã, 2021). Baralho Autismo (Editora Artesã, 2022).
DIFERENCIAIS:- FORNECEMOS APOSTILA DOS CURSOS;
- FORNECEMOS CERTIFICADO;
- ENFOQUE PRÁTICO NOS CURSOS MINISTRADOS;
- PROFESSORES QUALIFICADOS E ESPECIALIZADOS.