SOBRE O MINICURSO:
Vivemos da Era das multidões. A vida fisicamente conglomerada em espaços urbanos e virtualmente interconectada pelos meios de comunicação de massa constitui o modo de existir do homem moderno. De modo sem precedente na história, este, não obstante ao seu projeto de emancipação pelo Esclarecimento e aos seus ideários de igualdade (democracia, socialismos, etc.), produziu fenômenos políticos cujas principais características se mostraram (e vêm se mostrando) ser a alta passionalidade coletiva, o misticismo, a alienação, as polarizações, os extremos de violência e, como consequência, as mais diversas formas de poderes monocráticos. Para usar a expressão de E. Hobsbowm, o século XX foi a “era dos extremos”.
O que se passa dentro de nós para que aquele progressivo processo de Esclarecimento entrevisto por I. Kant (Resposta à pergunta “o que é o Esclarecimento?”) e por tantos outros aufklärers tenha caído por terra e já soe hoje quase como um ruído risível? Para que uma coletividade se organize em torno de um, o que é preciso que ocorra psiquicamente no interior de cada um dos milhares de indivíduos que a compõem? Quais são as condições de possibilidade à constituição de uma coletividade organizada e decidida a deflagrar uma revolução? No limite, que fenômeno é este - fundador da nossa época e em cuja própria raiz subjaz a ideia de emancipação - a Revolução?
Ademais, para além das multidões fisicamente unidas e insurgentes – marcadas pela “descarga”, pelo “impulso de destruição” e pelo “estouro”, como expressam as palavras de Elias Canetti -, interessa-nos também (e talvez, sobretudo) as multidões “dispersas”, cujos milhares integrantes são formados silenciosamente, em seus respectivos recintos, pelos jornais e panfletagens, em um primeiro momento; e, mais recentemente, pela hiperconectada era do marketing, da propaganda, das redes sociais, das fake-news e dos monopólios das ditas grandes mídias.
Neste Minicurso realizaremos, em encontros semanais, a leitura comentada de obras clássicas de psicologia das multidões (com direito a incursões também pela literatura); utilizando-as constantemente para refletirmos sobre este nosso mundo contemporâneo marcado por sucessivos acontecimentos políticos surpreendentes.
___________
QUANDO?
das 19:30h às 22:00h - Segundas-feiras.
----> início das aulas dia 6 de novembro <----
ONDE?
Espaço Meu Quarteliê - Largo do Machado.
___________
!!!ATENÇÃO!!!
Prezamos por um contato mais direto e personalizado com o nosso público. Portanto, para obter maiores informações e finalizar sua inscrição, por favor contate-nos através do e-mail
[email protected] ou enviando um inbox para página Meu quarteliê (Obs.: confirmar, tão somente, a presença neste evento do FaceBook ainda não garante a sua vaga).