09/06/16
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Descrição do Evento
Três dias de conferências magistrais e palestras sobre o estado da ciência, assim como apresentações orais, tanto em português como em inglês, têm vindo a constituir a imagem de marca deste congresso interativo e singular. O evento constitui uma oportunidade única de partilha e aprendizagem entre colegas oriundos dos mais diversos pontos do mundo.
Temas Principais: História e Filosofia da Psicologia, Psicologia Clínica, Psicologia Social, Psicologia Educacional e Psicologia do Trabalho e das Organizações.
Antonio E. Puente é uma referência mundial no campo da neuropsicologia aplicada, com publicações importantes que visam o desenvolvimento de uma nova teoria na linha de A.R. Luria para a avaliação e reabilitação das funções nervosas superiores, tais como pensamento, memória, linguagem e personalidade. Puente interessa-se em particular pelas componentes socio-culturais no âmbito da estruturação neuropsicológica em função de procedimentos juridico-legais, analizando à luz da nova teoria e dos meios tecnico-científicos atualmente disponíveis questões ligadas à avaliação forense, penas privativas de liberdade, pena de morte, assim como o tratamento de pacientes com lesão cerebral. Presidente eleito para 2017 da Associação Americana de Psicologia (APA), foi presidente da Academia Nacional de Neuropsicologia e é professor na Universidade de Carolina do Norte (EUA).
Janna Glozman foi aluna de Luria, é atualmente diretora e investigadora do Centro de Investigação Luria de Neuropsicologia do Desenvolvimento (Moscovo), professora na Universidade Lomonosov de Moscovo e presidente da Sociedade Internacional de Neuropsicologia Aplicada (ISAN). O seu trabalho centra-se nos fundamentos da neuropsicologia do desenvolvimento, visando a avaliação, habilitação e reabilitação neuropsicológica, pelo que se interessa pelas dificuldades de aprendizagem, procurando as suas formas e causas, assim como a reabilitação de lesões cerebrais corticais e subcorticais.
Eugene Subbotsky, professor na Universidade de Lancaster no Reino Unido, especialista do desenvolvimento da mente, demonstrou como o pensamento mágico em crianças pode aumentar a criatividade e a capacidade de pensamento divergente na segunda infância, procurando como se forma o pensamento da criança, o julgamento e se geram soluções inovadoras. O seu trabalho reveste-se de especial importância nos domínios da educação, desenvolvimento cognitivo, estudos culturais, psicologia e psiquiatria. Subbotsky interessa-se ainda pelo comportamento moral e compreensão da moral em crianças; compreensão em crianças de questões metafísicas; inteligência social em crianças; ação consciente e funções executivas.
Nikolay Veresov, professor na Universidade Monash na Australia e Membro do Comité Executivo da Sociedade Internacional para Pesquisa Cultural e Teoria da Atividade (ISCAR). Este investigador de renome internacional, é especialista do desenvolvimento infantil e dos contextos de ensino-aprendizagem; interessa-se pelo desenvolvimento da criança, teoria histórico-cultural e metodologia da investigação, especificamente, emoções, perezhivanie e desenvolvimento cultural. A sua intervenção remete-nos para a importância do diálogo interdisciplinar, recolocando a psicologia no centro das ciências humanas e sociais e questionando a epistemologia e os seus métodos.
Bella Kotik-Friedgut, doutorada em Neuropsicologia, estudou com Luria em Moscovo, é professora no D. Yelin Academic College of Education, em Jerusalem, Israel. A sua investigação tem vindo a centrar-se na afasia e na aquisição da segunda língua, tendo desenvolvido trabalho com as línguas russa, inglesa e hebraica. É considerada especialista mundial na teoria da organização extra-cortical das funções nervosas superiores.
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