Documentário Gratuito: Inventores da Psicanálise ¬ William Fairbairn

29/07/17
access_time N / D
location_on São Paulo-SP

Descrição do Evento

Documentários articulam a ideia de arquivo, mas também de construção, o que nos brinda com uma sorte de testemunhos que faz pensar. São produtivos, convocativos, instigadores, como se fôssemos convidados a participar “daquilo” que se apresenta, dos primórdios da história da Psicanálise.
Dando continuidade ao dispositivo criado em 2015, no qual foram contemplados os inventores do campo psicanalítico Sigmund Freud, Ana Freud, Melanie Klein, Françoise Dolto, Jacques Lacan, em 2016, Sándor Ferenczi, Heinz Kohut, André Green e Wilfred Bion, em 2017 propomos a aproximação dos autores Karl Abraham, Christopher Bollas, William Fairbairn e Pierre Fédida.
A perspectiva da qual se parte esta atividade, mantém-se como sendo aquela que nos coloca nos meandros da contínua reinvenção da Psicanálise.
Para isso, serão apresentados documentários sobre os inventores mencionados, que serão comentados por psicanalistas convidados e discutidos com o público a cada sessão.

Exibição e comentários do documentário – William Fairbairn

William Ronald Dodds Fairbairn (1889-1964) nasceu na cidade de Edimburgo, Escócia. Dedicou-se, no início de sua formação acadêmica, ao estudo de Filosofia Moral e ao Grego Clássico. Influenciado pelos acontecimentos da Primeira Guerra Mundial, decidiu estudar Medicina e Psicoterapia e, ainda estudante de Medicina, começou análise com H. Connel. Diplomou-se como médico no ano de 1923 e alcançou seu doutoramento em 1927. Entre 1927 e 1935 foi assistente de Psicologia na Universidade de Edimburgo e dedicou-se ao Estudo da Adolescência, onde começou a trabalhar com crianças vítimas de abusos sexuais e jovens delinquentes. Na clínica, dedicou-se por mais de trinta anos ao estudo das neuroses de guerra. A Segunda Guerra Mundial o encontrou num posto do Emergency Medical Service. Ao término da conflagração exerceu um cargo ministerial.

Nascimento: 11 de agosto de 1889, Edimburgo, Escócia
Falecimento: 31 de dezembro de 1964, Edimburgo, Escócia

Documentários: Inventores da Psicanálise é uma atividade gratuita, dirigida ao público em geral.

Informações

  • Data: 29 de julho de 2017
    Este evento já aconteceu. Que pena!
    Você pode descobrir mais informações sobre as próximas edições enviando uma mensagem para o organizador.
  • Local: São Paulo, SP
  • Endereço: Rua Almirante Pereira Guimarães, 378 Pacaembu - São Paulo
  • Responsável: coordenação: Karin de Paula| comentários de Denise Salomão Goldfajn e Lélia Reis
  • Telefone: (11) 3864-2330 / 3865-0017
  • Site: Clique aqui para acessar

Receba novidades e promoções ;)

Criar
evento
Ajuda